Número total de visualizações de páginas

domingo, 22 de maio de 2011

Historia de uma rocha

Na camera magmática na camada superior (astenosfera) o magma está á espera de gases para se dar a erupção do vulcão.
Com a expulsão do vulcão formaram-se rochas magmáticas(vulcânica) a uma profundidade baixa mas temperatura elevada pois o magma está a altas temperaturas. Era uma rocha vítrea (não se distingue nenhum mineral a olho nu).
Alguns milhões de anos á frente, o vulcão fica inactivo e forma um relevo.As rochas magmáticas por acção da erosão vão se começar a desprender umas das outras e por acção dos agentes de transporte vão parar a uma bacia de sedimentação onde começa a haver uma acumulação dos materiais na bacia de sedimentação(fenómeno chamado de sedimentação)então as rochas lá acumuladas começa a haver grande pressão nas rochas de baixo então a bacia vai afundando lentamente e a temperatura começa a aumentar e dá-se um fenómeno chamado de compactação onde cabiam 3 rochas cabem 5 graças a este fenómeno e como as rochas estão envolvidas em em minerais forma-se um cinema natural e dá-se o fenómeno da cimentação e as rochas passam a ser sedimentares coesas pois sofreram os 5 processos (erosão,transporte,sedimentação,compactação e cimentação).
Com a interferência de falhas estas rochas vem a superfície e como eram argilosas vão formar xisto.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Rcha Sedimentares

É criada atraves de 5 processos:
Erosão:Desgaste físico e é provocada pelo vento ,tempera
tura.gravidade e água.
transporte: É o movimento dos materiais resultantes da erosão
Sedimentação:Acumulação dos materiais provenientes da erosão e do transporte.
Compactação:Com a chegada dos novos materiais do transporte á bacia de sedimentação, os materiais dsa camadas inferiores da bacia vão sofrer nova pressão , a água  que os envolve é obrigada a subir para as camadas superiores , os materiores ficam compactados
cimentação:

Rochas Magmáticas

Textura:É o aspecto que as rochas apresentam a olho nú.
Holocristalina:todos os minerais sao vísiveis a olho nu.
Hemicristalina:Parte das rochas é visivel a olho nu pois estão envolvidas numa pasta vitrea
Vitrea:Todos os minerais são vísiveis a olho nu.

terça-feira, 29 de março de 2011

dureza dos materiais

existem 2 maneiras de medir a dureza de um material.A escala prática e a escadla de mohs a escala prática é feita da seguinte maneira.1º exprimenta-se riscar o mineral que tem dureza 2,5 se riscar avançamos para o aço que tem dureza 5 se riscar passamos ao diamante que tem dureza 10
A escala de mohs

tabela geológica

Tempo geológico


Utiliza-se uma tabela para melhor visualizarmos a subdivisão do tempo, desde as origens da Terra (aproximadamente de 4,6 biliões de anos), até os nossos dias, usando fenómenos geológicos (Deriva Continental, Glaciações, etc.) e biológicos (extinções, etc) para caracterizar os diferentes intervalos.



ERA

PERÍODO

ÉPOCA

TEMPO

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS



Cenozóico

Quaternário

Holocénico

0,01

Glaciações cíclicas. Extinção dos grandes mamíferos e aparecimento da espécie humana (Homo sapiens). Surgem as primeiras civilizações.











Pleistocénico

1,6



Terciário

Pliocénico

5,3 (3,7)



Miocénico

23,7 (18,4)



Oligocénico

36,6 (12,9)



Eocénico

57,8 (21,2)



Paleocénico

66,4 (8,6)



Mesozóico

Cretácico



144 (78)

Domínio das Angiospermicas. Diversificação de mamíferos. Extinção de muitos répteis (dinossauros) e de aves arcaicas. Clima esfriou no final do período.



Jurássico



208 (64)

Grande diversificação de dinossauros. Primeiras aves. Mamíferos primitivos. Radiação dos Amonites. Duas massas continentais (Laurasia ao norte e Gondwana ao sul).



Triássico



245 (37)

Continente único (Pangea).Clima quente, grandes desertos. Domínio das Gimnospermas; primeiras angiospermas. Primeiros dinossauros. Primeiros mamíferos. Início da Deriva Continental.



Paleozóico



Pérmico



286 (41)

Terras mais altas. Clima frio no início. Aquecimento progressivo. Florestas de Glossopterídeos. Diversificação de répteis semelhantes à mamíferos. Extinção de muitos anfíbios.



Carbónico



360 (74)

Surgem algumas regiões áridas, com o aparecimento das montanhas. Radiação de anfíbios. Surgem novas linhagens de peixes; outras desaparecem.







Devónico



408 (48)

Clima mais frio. Surgem bacias de água doce. Primeiras florestas. Primeiros insectos alados. Grande radiação de peixes. Desaparecem muitos agnatos. Primeiros tetrápodos.



Silúrico



438 (30)

Grande diversificação de plantas terrestres. Abundância de euriptéridos. Primeiros artrópodes terrestres. Primeiros gnatostomados.



Ordovícico



505 (67)

O aquecimento da Terra continuou. Plantas vasculares. Variedade de grandes invertebrados. Surgem vários peixes agnatos.



Câmbrico



570-600 (65-95)

Clima quente. Trilobites e Braquiópodos. No final deste período, surgem os primeiros vertebrados.



Pré-Câmbrico

Proterozóico



2.500 (2.000)

Formação das principais massas terrestres. Surgem os primeiros organismos multicelulares (algas, fungos e invertebrados)











Arcaico



4.600 (2.000)

Formação da Terra. Surgem as primeiras formas de vida na hidrosfera


retirado de http://ciencias3c.cvg.com.pt/tempogeologico.htm